Especialização/ Residência em Anestesiologia
Nosso curso de Especialização/Residência Médica em Anestesiologia é credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura.
A CARP tem se destacado entre os 130 CETs (Entro de Ensino e Treinamento) de todo o Brasil. Permanecendo entre os 16 melhores Centros de Ensino do país, proporcionando uma formação de qualidade e excelência.
VENHA PARA CARP – SEU FUTURO COMO MÉDICO ANESTESISTA COMEÇA AQUI.
O CET da CARP encontra-se no 4º quartil do Ranking da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), composto pelos 16 melhores, sendo 6º maior em estrutura CET do Brasil. O único em que todos os sócios possuem o Título Superior em Anestesiologia (TSA)
Realizamos mais de 29.000 procedimentos 18.000 consultas anuais
Atuamos em diversos cenários e nossos médicos em formação, são submetidos a uma experiência imersiva em diversos estágios: terapia da dor, terapia intensiva, cirurgia pediátrica e cardiologia.
Curso credenciado pela sociedade brasileira de anestesiologia e pelo MEC
A CARP tem se destacado entre os 130 CETs (Centro de Ensino e Treinamento) de todo o Brasil. Estamos entre os 16 melhores centros de ensino do país, proporcionando muita qualidade aos médicos que se formam em nosso curso.
Os Médicos em Especialização/Residência de segundo e terceiro ano contam ainda com estágio supervisionado no tratamento de dor crônica no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, além de estágio no Hospital Pequeno Príncipe (Anestesia Pediátrica) em Curitiba, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP – São Paulo e no CTI – Centro de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto.
Ao final dos 3 anos de curso, o Médico Residente/Especializando obtém o TEA – Título de Especialista em Anestesiologia pela SBA – Sociedade Brasileira de Anestesiologia e AMB – Associação Médica Brasileira
Seleção de Médicos
São ofertadas 18 vagas anuais distribuídas em:
- MEC /SBA - 4 (quatro) vagas.
- SBA/Especialização pelo concurso da CARP - 14 (quatorze) vagas.
INSCREVA-SE E VENHA ESPECIALIZAR-SE COM A GENTE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANESTESIOLOGIA - SBA -2025)
(CONCURSO CARP - 14 VAGAS SBA)
- RESULTADO PROVA ESCRITA 2025
- CLASSIFICAÇÃO - 2025
RESIDÊNCIA MÉDICA - MEC / SBA COREME SANTA CASA DE RIBEIRÃO - SP
(PROCESSO SELETIVO - 04 VAGAS)
Dúvidas sobre nossa Especialização/Residência?
Entre em contato utilizando o formulário abaixo
Depoimentos
Veja depoimentos de alguns alunos que fizeram Residência aqui na CARP
Um ano de muito trabalho, mas principalmente de muitas realizações. Um serviço com um alto volume de procedimentos e diferentes graus de complexidade; o que nos permite evoluir rapidamente. Um STAF didático e com um currículo indiscutível. Finalizando o R3 cada dia mais interessada em conhecer e principalmente aprender esse “Universo paralelo da medicina, anestesia.”
Optei por seguir a anestesiologia relativamente cedo na minha graduação, encantado por ser uma especialidade tão rica e completa, então há um tempo que pesquisava sobre os serviços, os quais pretendia fazer residência. Recomendado pelos preceptores de anestesia da minha faculdade, e com base nos serviços melhor avaliados no ranking dos CET da SBA, conheci a CARP. Agora vivenciando como residente, é nítido como o serviço é rico e completo. Nosso hospital sede é na santa casa de RP, onde encontramos diversos procedimentos desde cardiaca a neurocirurgia, e pacientes de múltiplas comorbidades prioritariamente SUS. Mas também rodamos em outros hospitais particulares, onde encontramos equipamentos de ponta, e nos adaptamos a trabalhar em outros ambientes, equipes, e aparelhos de anestesia, aprendendo a ser bem versáteis. Nossa rotina é sempre acompanhada com ultrassonografia e técnicas anestesicas sempre muito atualizadas. Aulas semanais com a preceptoria, que também tem um currículo impecável. Temos 3 ambulatórios pré anestésicos, onde podemos ter um momento de relação médico paciente mais aprofundada, enfim ... tenho muito o que aprender mas sei que fiz uma ótima escolha por ter vindo para CARP.
Virei anestesista, quem diria?! Foram 3 anos doados a medicina, num lugar que vemos de tudo, desde uma sedação simples para aliviar o desconforto, até uma anestesia complexa para uma cirurgia que é a única esperança do paciente. Confesso que são momentos tensos e um segundo ali pode mudar tudo. Faz você enxergar a vida de outra forma e dar mais valor a ela. São plantões inteiros sem dormir, urgências e emergências que não param de chegar, alegrias e tristezas compartilhadas com os pacientes, funcionários e colegas de trabalho. A residência é uma fase determinante e hoje posso dizer que escolhi a certa! Aprendi não só anestesiar, mas também companheirismo, gestão e hierarquia. Hoje me sinto preparada e sei que terei ao meu lado grandes amigos. Obrigada CARP!
Sempre quis ser anestesista, então durante a faculdade eu tive a oportunidade de acompanhar alguns anestesistas, porém eu não tinha ideia da dimensão que era o mundo da anestesiologia. Quando fui escolher os lugares para prestar a prova de residência eu escolhi o CET no qual eu tivesse uma boa teoria e prática, e com a CARP eu consegui. Nós temos aulas semanais, trabalhos ,TCC anual e provas trimestrais que nos fazem estudar semanalmente. No R2 passamos pelo estágio da CTI que são pacientes graves, sendo de grande valia para manejo desse tipo de paciente, assim podemos acompanhar o paciente no pré, intra e pós operatório, sendo possível ver o desfecho da anestesia. Além de passarmos grandes parte no centro cirúrgico, passamos no consultório para avaliação pré anestésica, assim conseguimos desmitificar o grande medo dos pacientes da anestesia , criamos uma relação médico- paciente, esclarecemos dúvidas e explicamos como será no dia do procedimento, então proporciona a segurança do procedimento anestésico-cirúrgico diminuindo as complicações inesperadas. Durante o R2 aprendemos o manuseio do USG e stimuplex e relembramos a anatomia para ter uma melhor analgesia intra e pós operatória, também somos capazes de darmos algumas condutas anestésicas, e realizarmos alguns procedimentos sozinhos, tendo refinamento na escolha da anestesia. Na nossa escala participamos de cirurgias em lugares particulares e públicos, portanto aprendemos a lidar com diversos tipos de cirurgiões e públicos de paciente, aprendemos também que para a mesma cirurgia há possibilidade de diferentes anestesias. Outro ponto importante que buscava para escolher o local de residência era ter capacidade de anestesiar desde recém nascidos até idosos, em momentos de emergência e cirurgias de grande porte como neurologia e cardíaca, na nossa residência passamos por todos esses estágios e somos hábeis a anestesiar os mais diversos públicos de paciente e usar vários tipos de monitorização. A residência é um mundo totalmente diferente da faculdade, na residência temos uma grande carga horária, portanto, ficamos mais no hospital do que na nossa própria casa, muito exaustivo e como a anestesia em muitas faculdades não há internato várias procedimentos e equipamentos são vistos pela primeira vez em um ambiente que não frequentamos muito que é o centro cirúrgico. Então é uma área que exige muito estudo e dedicação sendo uma realidade nova para o R1. Então, com a CARP consegui atingir meus objetivos de formação tanto prática quanto teórico."
Acredito que nada na vida acontece por acaso, no entanto escolhemos um caminho a seguir e hoje sei que é apenas um trecho desse caminho, com novas conquistas, novos conhecimentos e, porquê não dizer mais maturidade, ítens tão significativos na profissão que escolhemos. Fazer parte de uma equipe tão comprometida de Anestesiologistas como a CARP neste momento de nossas vidas fortalecerá não só os laços profissionais como também os de amizade que ninguém poderá desfazer. Estamos apenas começando, porém já vislumbro, junto aos colegas de profissão, um futuro promissor na Especialização que escolhemos e posso afirmar que minha escolha não poderia ter sido outra.
Quando decidi prestar anestesiologia me informei para entrar no melhor serviço e ter um diferencial na área. Foi quando conheci o serviço da CARP em um estágio extracurricular . Este serviço de especialização e residência médica é reconhecido como Quarto quartil pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, a melhor classificação. Em novembro de 2020 tive a notícia de ter sido aprova no melhor serviço de Anestesiologia de Ribeirão Preto. Um serviço completo e que exige muita dedicação. Cada dia que passa me sinto mais realizada e encantada pela área. Temos a oportunidade de passar em diversas áreas cirúrgicas, diferentes hospitais, fazer anestesia para procedimentos de todas as complexidades, criar um olhar crítico sobre a melhor anestesia para o paciente. Estou apenas no início, mas agradeço a CARP a oportunidade de aprender tanto a cada dia que passa e em breve poder me tornar uma grande anestesista.
Um ano de muito trabalho, mas principalmente de muitas realizações. Um serviço com um alto volume de procedimentos e diferentes graus de complexidade; o que nos permite evoluir rapidamente. Um STAF didático e com um currículo indiscutível. Finalizando o R3 cada dia mais interessada em conhecer e principalmente aprender esse “Universo paralelo da medicina, anestesia.
Optei por seguir a anestesiologia relativamente cedo na minha graduação, encantado por ser uma especialidade tão rica e completa, então há um tempo que pesquisava sobre os serviços, os quais pretendia fazer residência. Recomendado pelos preceptores de anestesia da minha faculdade, e com base nos serviços melhor avaliados no ranking dos CET da SBA, conheci a CARP. Agora vivenciando como residente, é nítido como o serviço é rico e completo. Nosso hospital sede é na santa casa de RP, onde encontramos diversos procedimentos desde cardiaca a neurocirurgia, e pacientes de múltiplas comorbidades prioritariamente SUS. Mas também rodamos em outros hospitais particulares, onde encontramos equipamentos de ponta, e nos adaptamos a trabalhar em outros ambientes, equipes, e aparelhos de anestesia, aprendendo a ser bem versáteis. Nossa rotina é sempre acompanhada com ultrassonografia e técnicas anestesicas sempre muito atualizadas. Aulas semanais com a preceptoria, que também tem um currículo impecável. Temos 3 ambulatórios pré anestésicos, onde podemos ter um momento de relação médico paciente mais aprofundada, enfim ... tenho muito o que aprender mas sei que fiz uma ótima escolha por ter vindo para CARP.
Virei anestesista, quem diria?! Foram 3 anos doados a medicina, num lugar que vemos de tudo, desde uma sedação simples para aliviar o desconforto, até uma anestesia complexa para uma cirurgia que é a única esperança do paciente. Confesso que são momentos tensos e um segundo ali pode mudar tudo. Faz você enxergar a vida de outra forma e dar mais valor a ela. São plantões inteiros sem dormir, urgências e emergências que não param de chegar, alegrias e tristezas compartilhadas com os pacientes, funcionários e colegas de trabalho. A residência é uma fase determinante e hoje posso dizer que escolhi a certa! Aprendi não só anestesiar, mas também companheirismo, gestão e hierarquia. Hoje me sinto preparada e sei que terei ao meu lado grandes amigos. Obrigada CARP!
Virei anestesista, quem diria?! Foram 3 anos doados a medicina, num lugar que vemos de tudo, desde uma sedação simples para aliviar o desconforto, até uma anestesia complexa para uma cirurgia que é a única esperança do paciente. Confesso que são momentos tensos e um segundo ali pode mudar tudo. Faz você enxergar a vida de outra forma e dar mais valor a ela. São plantões inteiros sem dormir, urgências e emergências que não param de chegar, alegrias e tristezas compartilhadas com os pacientes, funcionários e colegas de trabalho. A residência é uma fase determinante e hoje posso dizer que escolhi a certa! Aprendi não só anestesiar, mas também companheirismo, gestão e hierarquia. Hoje me sinto preparada e sei que terei ao meu lado grandes amigos. Obrigada CARP!
Sempre quis ser anestesista, então durante a faculdade eu tive a oportunidade de acompanhar alguns anestesistas, porém eu não tinha ideia da dimensão que era o mundo da anestesiologia. Quando fui escolher os lugares para prestar a prova de residência eu escolhi o CET no qual eu tivesse uma boa teoria e prática, e com a CARP eu consegui. Nós temos aulas semanais, trabalhos ,TCC anual e provas trimestrais que nos fazem estudar semanalmente. No R2 passamos pelo estágio da CTI que são pacientes graves, sendo de grande valia para manejo desse tipo de paciente, assim podemos acompanhar o paciente no pré, intra e pós operatório, sendo possível ver o desfecho da anestesia. Além de passarmos grandes parte no centro cirúrgico, passamos no consultório para avaliação pré anestésica, assim conseguimos desmitificar o grande medo dos pacientes da anestesia , criamos uma relação médico- paciente, esclarecemos dúvidas e explicamos como será no dia do procedimento, então proporciona a segurança do procedimento anestésico-cirúrgico diminuindo as complicações inesperadas. Durante o R2 aprendemos o manuseio do USG e stimuplex e relembramos a anatomia para ter uma melhor analgesia intra e pós operatória, também somos capazes de darmos algumas condutas anestésicas, e realizarmos alguns procedimentos sozinhos, tendo refinamento na escolha da anestesia. Na nossa escala participamos de cirurgias em lugares particulares e públicos, portanto aprendemos a lidar com diversos tipos de cirurgiões e públicos de paciente, aprendemos também que para a mesma cirurgia há possibilidade de diferentes anestesias. Outro ponto importante que buscava para escolher o local de residência era ter capacidade de anestesiar desde recém nascidos até idosos, em momentos de emergência e cirurgias de grande porte como neurologia e cardíaca, na nossa residência passamos por todos esses estágios e somos hábeis a anestesiar os mais diversos públicos de paciente e usar vários tipos de monitorização. A residência é um mundo totalmente diferente da faculdade, na residência temos uma grande carga horária, portanto, ficamos mais no hospital do que na nossa própria casa, muito exaustivo e como a anestesia em muitas faculdades não há internato várias procedimentos e equipamentos são vistos pela primeira vez em um ambiente que não frequentamos muito que é o centro cirúrgico. Então é uma área que exige muito estudo e dedicação sendo uma realidade nova para o R1. Então, com a CARP consegui atingir meus objetivos de formação tanto prática quanto teórico.
Acredito que nada na vida acontece por acaso, no entanto escolhemos um caminho a seguir e hoje sei que é apenas um trecho desse caminho, com novas conquistas, novos conhecimentos e, porquê não dizer mais maturidade, ítens tão significativos na profissão que escolhemos. Fazer parte de uma equipe tão comprometida de Anestesiologistas como a CARP neste momento de nossas vidas fortalecerá não só os laços profissionais como também os de amizade que ninguém poderá desfazer. Estamos apenas começando, porém já vislumbro, junto aos colegas de profissão, um futuro promissor na Especialização que escolhemos e posso afirmar que minha escolha não poderia ter sido outra.
Quando decidi prestar anestesiologia me informei para entrar no melhor serviço e ter um diferencial na área. Foi quando conheci o serviço da CARP em um estágio extracurricular . Este serviço de especialização e residência médica é reconhecido como Quarto quartil pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, a melhor classificação. Em novembro de 2020 tive a notícia de ter sido aprova no melhor serviço de Anestesiologia de Ribeirão Preto. Um serviço completo e que exige muita dedicação. Cada dia que passa me sinto mais realizada e encantada pela área. Temos a oportunidade de passar em diversas áreas cirúrgicas, diferentes hospitais, fazer anestesia para procedimentos de todas as complexidades, criar um olhar crítico sobre a melhor anestesia para o paciente. Estou apenas no início, mas agradeço a CARP a oportunidade de aprender tanto a cada dia que passa e em breve poder me tornar uma grande anestesista.
Um ano de muito trabalho, mas principalmente de muitas realizações. Um serviço com um alto volume de procedimentos e diferentes graus de complexidade; o que nos permite evoluir rapidamente. Um STAF didático e com um currículo indiscutível. Finalizando o R3 cada dia mais interessada em conhecer e principalmente aprender esse “Universo paralelo da medicina, anestesia.